ago 19, 2016 - Sem categoria    Sem Coomentários

Olympics at Day by Day

O Day by Day está sempre atualizando seus projetos pedagógicos e desenvolvendo estratégias que aproximem o aprendizado do idioma ao dia-a-dia do aluno e de seus interesses do momento. Como não poderia deixar de ser, as Olimpíadas foram incluídas nos processos de ensino-aprendizagem deste mês.

Em primeiro lugar, desenvolvemos materiais específicos para trabalhar com o tema: cartões com as figuras dos atletas, das bandeiras, nacionalidades e esportes; textos sobre os atletas, modalidades e histórias sobre olimpíadas; questionários, listas de vocabulário específico e exercícios de gramática usando o tema.

Para este projeto tão especial amigos foram convidados, porque percebemos que ao trazer o amigo nosso aluno fica ainda mais estimulado e envolvido, além de sentir-se orgulhoso por poder mostrar-lhe o que sabe.

A seguir descrevemos algumas atividades desenvolvidas em sala para estimular o aprendizado das crianças:

Play e Mopsy:

Objetivo pedagógico: ampliação de vocabulário – rever a aprender novas cores, números, formas, países e, em alguns casos, esportes. Praticar os novos itens em contexto, por exemplo: What is his/her name? Where is he/she from? Is he/she Italian?  What color is the flag of Japan? What sport is it?

Exemplos de atividades: – trabalhar cores e formas ao fazer e pintar bandeira da olimpíada; competição de quem sabe mais nomes de países; jogos relacionando nacionalidades, atletas e bandeiras tais como jogos da memória e dominó; boliche, no qual o aluno tem que identificar um item de vocabulário para cada pino derrubado; amarelinha, no qual o aluno tem que nomear um item do vocabulário novo ao pular…

Aprendendo cores e formas

Professor fala o nome da bandeira e crianças correm para encontrar.

    Que esporte é esse?

Kids e Pre-Teens

Objetivo pedagógico: ampliar o repertório de vocabulário – rever a aprender nomes de países e esportes, responder e perguntar sobre esporte e olimpíada usando as estruturas gramaticais aprendidas.

Where does he/she come from?  What sport does he/she play? Does he/she speak English? When did he/she start playing volleyball? How did he start practicing this sport? Will she/he be in the next Olympics?

Exemplos de atividades: competição de quem sabe mais nomes de países, mais nomes de esportes, nomes dos ganhadores de medalhas, países de procedência; jogos de memória e adivinhação envolvendo atletas, esportes e nacionalidades; boliche – aluno tem que listar nomes dos esportes de acordo com número de pinos que derrubou…

memória: ache as bandeiras e fale o nome delas

hands back - memorizando os nomes dos esportes

Boliche - treinando nomes dos esportes

Teens

Objetivo pedagógico: expandir vocabulário esportivo, nacionalidades e bandeiras menos conhecidas; revisão gramatical fazendo uso de novo vocabulário, verbos e expressões relacionados ao tema; atividades de leitura e discussão em sala com o objetivo de estimular os alunos a produzir textos críticos sobre as Olimpíadas, tais como:

- O Rio de Janeiro estava realmente pronto para as Olimpíadas?

- A poluição da Baía de Guanabara.

- A ruidosa torcida brasileira atrapalhou certas competições como Tênis de Mesa?

- Se houvesse outra Olimpíada no Brasil, o que você faria diferente?

Exemplos de atividades: bingo, quizz show, leitura crítica e produção textos, e, finalmente, competições entre grupos envolvendo conhecimentos relacionados a atletas, países, esportes e fatos específicos da Rio 2016.


Deixe seu comentário!